No dia 27 de junho tive o enorme prazer de compartilha para mais de 50 Líderes da Dbc Company uma nova pespectiva sobre gestão e liderança.
Abordamos um novo caminho para engajar e criar times para alta performance.
Usamos como plano de funto as 6 visões do management 3.0 do Jurgen Appelo:
- Energizar as pessoas: Pessoas são a parte mais importante de uma empresa e a gestão deve, portanto, fazer o que for possível para mantê-las ativas, criativas e motivadas.
- Empoderar times: Capacitar pessoas e times para que se concentrem na busca pela autonomia em tomar as decisões necessárias para seu trabalho, com conhecimento , habilidade e alçada para defender seu ponto de vista;
- Alinhar restrições: Uma cultura organizacional aderente a auto-organização exige que o sistema seja claro, transparente quanto ao papel e alçada de cada um. As restrições dirigem a auto-organização na direção certa para geração de valor.
- Desenvolver competências: Times não conseguirão atingir as metas caso alguns de seus membros não forem suficientemente capazes. Gerentes devem contribuir para o desenvolvimento de competências.
- Crescer a Estrutura: Muitos times trabalham dentro de um contexto organizacional complexo, portanto é importante considerar estruturas que promovam a comunicação.
- Melhorar tudo: pessoas, times e organizações precisam melhorar continuamente para evitar falhas sempre que possível.
Ainda falamos sobre os quatros estágios da segurança pisicológica e como os líderes podem iniciar de forma prática o novo caminho para a liderança.
Post do Linkedin com alguns comentários dos participantes. Confira aqui
Alguns livros de referências para aprofundar o conhecimento.
Livro 01: Engajamento: melhores práticas de liderança, cultura organizacional e felicidade no trabalho do Rogério Cher
Livro 02: Os 4 estágios da segurança psicológica: definindo o caminho para a inclusão e a inovação do Timothy R. Clark
LIvro 03: Management 3.0: Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders do Jurgen Appelo:
Autor do Post e Palestrante: Daniel J. F. Nunes